O Park Güell é um dos parques mais famosos de Barcelona e foi projectado por Gaudi para ser um condomínio residencial de luxo no inicio do século XX, mas foi transformado em parque público.
Cercado por um muro, na entrada principal encontramos duas pequenas casas de arquitectura muito peculiar e são incríveis, assemelhando-se a casas de contos de fadas.
Os incríveis edifícios na entrada do Parque. |
As escadarias até à praça grande. |
Mesmo em frente uma escadaria dupla, onde se encontra a famosa salamandra, conduz-nos a uma “sala” com 86 colunas dóricas. Essas colunas sustentam a Plaça Gran (Praça Grande) do parque, o elemento central do Parc Güell, pois todas as demais áreas estão estruturadas ao seu redor.
Construída como uma varanda sobre a cidade e rodeada por um banco ondulado, essa praça oferece uma vista panorâmica privilegiada de Barcelona. Mas a melhor vista sobre a cidade obtém-se do alto do Calvário, o ponto mais alto do parque com três cruzes em pedra.
Vista de Barcelona do alto do Calvário. |
Percorrendo os trilhos e caminhos deste parque encontramos a Casa-Museu Gaudí que pode passar despercebida pelo seu aspecto simples e normal.
Demoramos a manhã inteira no parque, a apreciar cada momento e de lá seguimos para o Monte Tibidabo. Este é o ponto mais alto da cidade com excelentes vistas, um santuário e um parque de diversões centenário.
Igreja do Sagrado Coração, no Monte Tibidado. |
Bem la no alto da igreja do Sagrado Coração. |
Mesmo no alto está a igreja do sagrado coração, uma obra espectacular. Não experimentamos nenhuma das atracções do parque mas subimos ao alto da igreja, até aos pés da estátua de Cristo, o que já de si foi uma aventura, pois é mesmo muito alto! E ali estava Barcelona.
o centenário parque de diversões no Tibidabo. |
Barcelona |
um pequeno paraíso... |
Quando descemos decidimos ir ao local mais famoso pela animação desta costa espanhola: Lorett del Mar. Encontramos um pequeno paraíso logo depois de Lorett. Uma praia fantástica de águas quentes.
Lorett del Mar |
Era já noite quando fomos jantar a Lorett del Mar e percorrer as suas movimentadas ruas cheias de jovens e turistas. Mas não é mais do que isso!! Regressamos ao hotel, no dia seguinte era dia de partir para Andorra e ainda queríamos visitar o mosteiro de Montserrat, a cerca de 60km de Barcelona. Localizado na base da montanha de Monserrate é um mosteiro beneditino onde se encontra a famosa imagem de Nossa Senhora do Monte Serreado, a padroeira da Catalunha.
Montserrat |
Hoje abriga uma comunidade de 80 monges, e peregrinos vêm louvar a La Moreneta (a virgem negra), uma escultura em madeira, datada do século XII de Maria e o Menino Jesus.