13/02/2012

Almeria

Almeria


Muralhas do Castelo de Almeria

Almeria é um dos lugares com mais horas de sol de Espanha, recebendo, ao longo do ano, mais de 3000 horas de sol e tendo, para além disso, o menor número de dias nublados.
Um dos locais que visitamos foi a Alcazaba de Almeria que se encontra cerca de 90m acima da cidade e é um dos principais castelos de Espanha (juntamente com a Alhambra de Granada)
Nas instalações da Alcazaba também se destaca o Castelo Medieval que foi mandado construir pelos Reis Católicos.
Entrada para Alcazaba







Outro monumento enorme e magnífico é a Catedral (século XVI), que mais parece um castelo fortificado com as suas seis torres e grossas muralhas
Catedral de Almeria

Almeria tem umas praias maravilhosas, sendo as mais longas de todo o litoral andaluz.
Deve ser salientado que as paisagens de Almeria têm um encanto diferente, especial, pois são paisagens desérticas, com terras pouco férteis. Para além disso, estamos perante uma área com um importante crescimento, sendo conhecida pela produção de
laranjas de grande qualidade e uvas, sendo a maior parte das colheitas exportadas através do seu porto. Almeria depende quase exclusivamente desta actividade

Deserto de Tabernas e Cabo de Gata

Neste deserto as estradas eram em leitos de rios secos

O dia seguinte foi passado no deserto de Tabernas e em Almeria.
O Deserto de Tabernas é considerado o maior deserto da Europa. Está localizado a uns 30 km a norte de Almeria. Está protegido como Parque Natural numa área de 280 km².


Deserto de Tabernas...





Paisagem desertica....


O deserto de Tabernas, pela semelhança com os desertos da América do Norte, foi utilizado desde a década de 1950 até à década de 1980 para filmagens de muitas cenas dos denominados westerns, como os filmes de Sérgio Leone, com a mítica trilogia com Clint Eastwood (Por um Punhado de Dólares, Por Mais Alguns Dólares e O Bom, o Mau e o Vilão) bem como o magistral Aconteceu no Oeste/Era uma Vez no Oeste...Além de westerns, no deserto de Tabernas foi cenário de muitos filmes de outros géneros, como por exemplo Lawrence da Arábia (1962) ou Indiana Jones e a Última Cruzada (1989)...



Cenario cinematografic




Acampamento índio...





Forte Bravo, antigo cenario cinematografico

Parque Natural de Cabo de Gata

Farol no Cabo de Gata

A região de Cabo de Gata tem uma linha de costa que é das mais impressionantes da Andaluzia. Grande parte do Parque Natural é ocupada por rochas vulcânicas que entram mar adentro. É algo realmente espectacular e digno de ser observado.


Guadix

Saímos de Cazorla bem cedo, o destino era Roquetas de Mar, perto de Almeria, passando pela localidade de Guadix, para conhecer o seu curioso património: o bairro troglodita.
A viagem foi agradável rodeada por serras com paisagens magníficas. Parámos várias vezes a meio do percurso para admirar a vista, uma dessas paragens foi em Puerto de Tíscar a 1189m de altitude, onde subimos a uma singular torra de vigia que dominava toda a serra e nos oferecia um belíssimo panorama.





Tentativa de subir a torre...
Depois de passarmos a barragem de Negratin a paisagem alterou-se ligeiramente, tornando-se mais seca, mas ainda assim deslumbrante com extensões semidesérticas de aspecto lunar, até pequenas colinas que crescem no horizonte.


Guadix
Chegamos a Guadix e logo admiramos a imponente catedral e a alcáçova que são os principais monumentos da cidade, mas o que nos trouxe aqui foi a curiosidade do maior bairro troglodita da Europa, onde mais de 3.000 famílias vivem ainda em cavernas, mas agora com todas as comodidades.


Catedral de Guadix




Casa do bairro Troglodita de Guadix



Vista de Guadix tirada do telhado de uma das casas do bairro troglodita.

As suas casas são cuevas (covas ou cavernas), escavadas nos montes argilosos, e algumas apenas têm a entrada e as chaminés por cima da terra. As cuevas de Guadix serão uma criação posterior à época árabe-muçulmana, as suas origens remontarão a imediatamente após a tomada de Granada, em 1492, pelos Reis Católicos. Actualmente, muitas estão a ser reabilitadas e até a se converterem em alojamentos turísticos.
Seguimos depois em direcção a Roquetas de Mar, pela auto-estrada sempre com a Serra Nevada a acompanhar-nos, com os seus picos cobertos de neve e as encostas repletas de amendoeiras em flor.


A Serra Nevada ao fundo.

Roquetas del Mar

Roquetas del Mar é uma pequena vila de pescadores com ruas e edifícios influenciados pela época muçulmana, recentemente tornada num marco de turismo em Almeria. Ao longo da costa e junto as praias são sucessivos os hotéis que por lá se encontram.





Roquetas del Mar



Roquetas del Mar vista de uma das janelas do hotel.


12/02/2012

Cazorla, Baeza, Ubeda e Jaen


Foram mais umas mini férias no final de Fevereiro para aproveitar e conhecer sítios novos…. Desta vez o destino era o interior da Andaluzia (Espanha) para conhecer cidades com património Unesco como Úbeda e Baeza, passando por Jaén e mais a sul o deserto da Europa, perto de Almeria.

Cazorla
Partimos bem cedo de Estremoz, o destino era Cazorla, a cerca de 500km. A viagem foi agradável e a paisagem a surpreender a cada curva. Começamos a ver oliveiras que pareciam não ter fim…e foi sempre com esta paisagem que chegamos a Cazorla, uma pequena cidade localizada na encosta da serra e como tal, com muitas ruas e ruelas de forte inclinação. Assim que nos instalamos num pequeno mas acolhedor hotel, partimos a descoberta da Serra.

Cazorla, vista do quarto de hotel
 Ao percorrer o parque natural da Serra Segura e de Cazorla, de uma beleza única, chegamos ao miradouro da nascente do rio Guadalquivir, a 1600m de altitude. É o maior rio do sul de Espanha e percorre 660km ate Cádis onde desagua, passando por Córdoba e Sevilha.



Miradouro da nascente do rio Guadalquivir.... 

Baeza e Úbeda

O dia seguinte estava destinado a conhecer as vilas de Úbeda e Baeza recentemente nomeadas de Património da Humanidade pela Unesco, pelos seus importantes monumentos renascentistas e situadas a apenas 10km de distância uma da outra. A paisagem ate lá foi não foi muito diferente da que tínhamos encontrado antes: montes e montes a perder de vista, repletos de oliveiras!


Fonte Santa Maria na Praça com o mesmo nome.




Chegamos a Baeza e dirigimo-nos para a zona antiga e histórica, percorrendo as ruas estreitas e admirando os edifícios. Chegamos à praça de Santa Maria com uma bela fonte no centro, a Catedral dum lado e a antiga universidade do outro, esta é uma das praças mais emblemáticas desta pequena vila.

Catedral de Baeza
 
Seguimos depois para Úbeda, apesar de terem ambas edifícios com estilos idênticos, as duas vilas são bem diferentes. Em Baeza estão bastante próximos e maioritariamente na zona histórica, já em Úbeda o património está menos concentrado! Visitamos a praça Vasquez de Molina onde se encontra o Palácio com o mesmo nome (actual câmara municipal) e a capela de El Salvador uma das maiores igrejas privadas de Espanha.

Capela El Salvador

Palacio Vasquez de Molina



Jaén
Após deambularmos pelas zonas mais emblemáticas de Úbeda, decidimos seguir em direcção a Jaén. O que salta logo a vista ao chegar a esta cidade é a enorme e impressionante Catedral que parece dominar a cidade e o horizonte. Como já estava a ficar tarde decidimos subir até à fortaleza de Santa Catarina, actual Parador de Jaén, para termos uma melhor perspectiva de toda a cidade.

Jaén



Catedral de Jaén


Parador de Jaén

 Regressamos depois a Cazorla e no dia seguinte partimos em direcçao a Almeria.