12/02/2012

Cazorla, Baeza, Ubeda e Jaen


Foram mais umas mini férias no final de Fevereiro para aproveitar e conhecer sítios novos…. Desta vez o destino era o interior da Andaluzia (Espanha) para conhecer cidades com património Unesco como Úbeda e Baeza, passando por Jaén e mais a sul o deserto da Europa, perto de Almeria.

Cazorla
Partimos bem cedo de Estremoz, o destino era Cazorla, a cerca de 500km. A viagem foi agradável e a paisagem a surpreender a cada curva. Começamos a ver oliveiras que pareciam não ter fim…e foi sempre com esta paisagem que chegamos a Cazorla, uma pequena cidade localizada na encosta da serra e como tal, com muitas ruas e ruelas de forte inclinação. Assim que nos instalamos num pequeno mas acolhedor hotel, partimos a descoberta da Serra.

Cazorla, vista do quarto de hotel
 Ao percorrer o parque natural da Serra Segura e de Cazorla, de uma beleza única, chegamos ao miradouro da nascente do rio Guadalquivir, a 1600m de altitude. É o maior rio do sul de Espanha e percorre 660km ate Cádis onde desagua, passando por Córdoba e Sevilha.



Miradouro da nascente do rio Guadalquivir.... 

Baeza e Úbeda

O dia seguinte estava destinado a conhecer as vilas de Úbeda e Baeza recentemente nomeadas de Património da Humanidade pela Unesco, pelos seus importantes monumentos renascentistas e situadas a apenas 10km de distância uma da outra. A paisagem ate lá foi não foi muito diferente da que tínhamos encontrado antes: montes e montes a perder de vista, repletos de oliveiras!


Fonte Santa Maria na Praça com o mesmo nome.




Chegamos a Baeza e dirigimo-nos para a zona antiga e histórica, percorrendo as ruas estreitas e admirando os edifícios. Chegamos à praça de Santa Maria com uma bela fonte no centro, a Catedral dum lado e a antiga universidade do outro, esta é uma das praças mais emblemáticas desta pequena vila.

Catedral de Baeza
 
Seguimos depois para Úbeda, apesar de terem ambas edifícios com estilos idênticos, as duas vilas são bem diferentes. Em Baeza estão bastante próximos e maioritariamente na zona histórica, já em Úbeda o património está menos concentrado! Visitamos a praça Vasquez de Molina onde se encontra o Palácio com o mesmo nome (actual câmara municipal) e a capela de El Salvador uma das maiores igrejas privadas de Espanha.

Capela El Salvador

Palacio Vasquez de Molina



Jaén
Após deambularmos pelas zonas mais emblemáticas de Úbeda, decidimos seguir em direcção a Jaén. O que salta logo a vista ao chegar a esta cidade é a enorme e impressionante Catedral que parece dominar a cidade e o horizonte. Como já estava a ficar tarde decidimos subir até à fortaleza de Santa Catarina, actual Parador de Jaén, para termos uma melhor perspectiva de toda a cidade.

Jaén



Catedral de Jaén


Parador de Jaén

 Regressamos depois a Cazorla e no dia seguinte partimos em direcçao a Almeria.

Sem comentários:

Enviar um comentário