A viagem foi agradável rodeada por serras com paisagens magníficas. Parámos várias vezes a meio do percurso para admirar a vista, uma dessas paragens foi em Puerto de Tíscar a 1189m de altitude, onde subimos a uma singular torra de vigia que dominava toda a serra e nos oferecia um belíssimo panorama.
Tentativa de subir a torre... |
Guadix
Chegamos a Guadix e logo admiramos a imponente catedral e a alcáçova que são os principais monumentos da cidade, mas o que nos trouxe aqui foi a curiosidade do maior bairro troglodita da Europa, onde mais de 3.000 famílias vivem ainda em cavernas, mas agora com todas as comodidades.
Catedral de Guadix |
Casa do bairro Troglodita de Guadix |
Vista de Guadix tirada do telhado de uma das casas do bairro troglodita. |
As suas casas são cuevas (covas ou cavernas), escavadas nos montes argilosos, e algumas apenas têm a entrada e as chaminés por cima da terra. As cuevas de Guadix serão uma criação posterior à época árabe-muçulmana, as suas origens remontarão a imediatamente após a tomada de Granada, em 1492, pelos Reis Católicos. Actualmente, muitas estão a ser reabilitadas e até a se converterem em alojamentos turísticos.
Seguimos depois em direcção a Roquetas de Mar, pela auto-estrada sempre com a Serra Nevada a acompanhar-nos, com os seus picos cobertos de neve e as encostas repletas de amendoeiras em flor.
A Serra Nevada ao fundo. |
Roquetas del Mar
Roquetas del Mar é uma pequena vila de pescadores com ruas e edifícios influenciados pela época muçulmana, recentemente tornada num marco de turismo em Almeria. Ao longo da costa e junto as praias são sucessivos os hotéis que por lá se encontram.
Roquetas del Mar |
Roquetas del Mar vista de uma das janelas do hotel. |
Sem comentários:
Enviar um comentário