26/11/2011

El Escorial e Vale dos Caídos


San Lourenço de El Escorial
Mosteiro de San Lourenço de El Escorial
Foram 3 dias para conhecer duas cidades Património da Humanidade: Ávila e Segóvia e um mosteiro que há muito queria conhecer, San Lourenço de El Escorial...Ficamos num camping no meio da serra, perto de uma localidade chamada Peguerinos, a mais de 1000m de altitude. Havia 2 campings mesmo ao lado um do outro, nos ficamos em La Nava porque era bem mais barato e as condições eram semelhantes!  
A serra era linda e convidava a caminhadas ao ar livre. Na recepção do parque havia percursos e rotas pedestres que decidimos seguir uma: a rota de la Naranjera... depois de andar pelos trilhos no meio de bosques e clareiras começamos a subir ate um local denominado miradouro do Valle de los Caidos...de tirar o fôlego!!   

Valle de Los Caidos visto do miradouro
Voltamos de novo à estrada, descendo a serra até à localidade de San Lorenzo de El Escorial. A vista da serra sobre este mosteiro é fenomenal e dá bem para ter a noção da grandeza do monumento!
Assim que compramos a entrada e iniciamos a visita ao mosteiro… 






Apesar da grandeza exterior nos levar a imaginar o interior, as imensas salas com que nos deparamos vão-nos surpreendendo sempre! Impressionantes são os frescos na sala da batalha, a biblioteca, com mais de 40.000 volumes, ou mesmo o panteão de reis, onde repousam quase todos os monarcas espanhóis desde Carlos I.



Não sei em quanto tempo demoramos a percorrer todo o complexo, mas a sucessão de salas parecia não ter fim. Quando finalmente saímos decidimos procurar os jardins, a entrada faz-se por um dos lados do mosteiro, junto ao lago e é gratuita.



                O mosteiro foi construído a pedido de Filipe II para ser utilizado como panteão real e, ao mesmo tempo, para comemorar a vitória contra as tropas francesas e em 1984 foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO. Posteriormente demos uma voltinha pela simpática vila e decidimos procurar um local para almoçar, seguindo depois em direcção ao Vale dos Caídos.

Valle de Los Caidos 

A poucos quilómetros de Madrid e a apenas 14 km de San Lorenzo de El Escorial está situado o Valle de los Caídos, um monumento construído por ordem do general e ditador Franco. A sua construção demorou 18 anos e foi erigido para ser o panteão dos soldados franquistas "caídos" (ou seja, mortos em combate) durante a Guerra Civil Espanhola. Apesar de não ser uma vítima desta guerra, o próprio Francisco Franco, está enterrado neste vale.





Interior da basílica

Pormenor do tecto da basílica

O monumento inclui uma cruz de 150m, por baixo da qual se encontra uma enorme basílica escavada na rocha, onde estão sepultados os 33 872 combatentes de ambos os lados que se enfrentaram na citada guerra.

No mesmo complexo há também uma abadia beneditina.
Abadia beneditina
 

Segundo os espanhóis este memorial é visto de duas maneiras muito diferentes:
  • Como monumento exemplar das grandes obras do ditador Franco.
  • Como o monumento ligado à exaltação fascista, já que a sua construção foi feita quase na totalidade através da exploração da mão-de-obra dos republicanos, a facção derrotada.

Sem comentários:

Enviar um comentário