Entramos em Andorra por Sant Julià de Lòria, uma das freguesias do Principiado, a primeira que encontramos depois de passar o posto de fronteira, vindo de Barcelona, como era o nosso caso.
Igreja de Sant Joan de Caselles |
Estivemos 2 dias em Andorra e queríamos aproveitar o máximo da nossa estadia para conhecer este pequeno paraíso natural. Visitamos Andorra-a-Velha, a capital, entrando numa ou duas lojas só pela curiosidade de confirmar os famosos preços baixos de alguns produtos! Alguns...O que descobrimos foi que quando se trata de cafés ou restaurantes os preços não são nada baixos!!! De prever, pois, apesar de ter um comercio livre de impostos, este pequeno País vive essencialmente do turismo!
Depois de um breve passeio na capital, observando a arquitectura típica e as altas montanhas que a rodeiam, pusemo-nos ao caminho à descoberta dos Pirenéus. Passamos pelas localidades de Encamp, pelas famosas termas de Caldea com uma arquitectura muito peculiar, Canillo, íamos cada vez mais deslumbrados com a paisagem. Pelo caminho visitamos a Igreja de Sant Joan de Caselles, passamos por uma bela cascata ate que em Ransol saímos da estrada principal seguindo ate ao fim da via, ponto onde iríamos iniciar a subida até a fronteira com França, o “Pic de la Serrera”.
inicio da subida aos Pirenéus |
Caminho de montanha |
Agua gelada e cristalina no alto da montanha |
A temperatura estava agradável e iniciamos a subida pelo trilho marcado. A subida foi agradável ate chegarmos ao primeiro lago de água cristalina e gelada, onde aproveitamos para descansar um pouco. Depois disso a subida tornou-se mais difícil e a vegetação começava a escassear ate que a única espécie vegetal eram apenas umas ervas rasteiras , abundando rochas, pedras e terra…
A paisagem era espectacular! Mas a verdade é que eu não subi ate ao pico, mas cheguei lá perto! O que me impediu não foi o fôlego, mas antes a fobia! Tento sempre controlar este meu medo das alturas mas as vezes sou vencida…fiquei sentada numa rocha a vê-los subir!
A descida foi igualmente deliciosa, parando pelos cursos de água para refrescar e admirando uma vez mais a beleza dos Pirenéus.
A noite havia animação em Andorra-a-Velha com excelentes espectáculos de rua.
Fiquei cá em baixo, pois claro!!! |
No dia seguinte aproveitamos para percorrer o principiado, sempre rodeados de montanhas verdejantes. As estradas pelo interior dos inúmeros túneis de Andorra encurtam bastante as distâncias mas durante os meses de verão aconselho a evitarem-nos pois a beleza da paisagem envolvente compensa as curvas e os quilómetros a mais...
Eu já fiz este percurso e adorei. Fui até ao topo.
ResponderEliminar