É uma cidade alentejana do distrito de Évora.
A primeira vez que por aqui passei foi durante umas ferias de Verão,em 1996, no regresso a casa depois de visitar Évora! Foi apenas de passagem mas lembro-me de ver a pousada e a estátua da Rainha Santa Isabel lá no alto. Depois disso, ainda passamos por Estremoz em 2006 quando vínhamos de regresso de um passeio a Espanha, mas nessa altura foi só para dormir numa das pensões da cidade. Mas só no segundo semestre de 2007 é que vim a conhecer verdadeiramente esta cidade, desde que nos mudamos para cá! Estremoz é conhecida pelas suas jazidas de mármore branco, o chamado Mármore de Estremoz. De fácil acessibilidade, visto que goza de uma localização privilegiada, sendo no "cruzamento" do IP2 que liga Portalegre a Beja, e a N8, que liga Lisboa a Espanha.
Entramos em Estremoz por qualquer uma das quatros portas militares que rompem as muralhas da Cidade: Santo António, Santa Catarina, Currais ou Nossa Senhora dos Mártires e as Portas de Évora ou Porta Falsa.
Ao chegar ao centro de Estremoz é impossível deixar de reparar na bela e enorme praça do Rossio do Marques de Pombal. Mesmo em frente situa-se a Igreja dos Congregados (ao lado da Câmara Municipal),onde pode visitar o Museu de Arte Sacra e subir ao terraço para ter uma vista privilegiada do Rossio. Saindo daqui, percorrendo a praça pelo lado direito ergue-se o Convento das Maltezas ou de S. João da Penitência. Classificado como Monumento Nacional, - em particular o Claustro da Misericórdia - é neste local que está instalado o Centro Ciência Viva de Estremoz. Seguindo sempre, mesmo ao lado do quartel RC3 está a Igreja de S. Francisco.
Pouco mais a frente encontramos um Ex Libris da cidade, o Lago do Gadanha, foi construído em 1688 para abastecer a vila e regar os campos e hortas circundantes. Totalmente construído em mármore, este imponente lago tem cerca de 40 metros de comprimento e é abastecido por um canal subterrâneo que atravessa todo o Rossio Marquês de Pombal que vem desembocar numa vieira, também em mármore.
Torre de Menagem ou Torre das três coroas do Castelo de Estremoz. |
Estátua da Rainha Santa Isabel |
Igreja dos Congregados |
Do alto do castelo, junto a torre de Menagem é possível admirar uma estátua da Rainha Santa Isabel e uma bela e vasta paisagem rural em seu redor, de onde se pode avistar os campos e montes alentejanos e mais ao fundo a Serra D´Ossa.
Sem comentários:
Enviar um comentário