28/05/2011

Estremoz

Estremoz
É uma cidade alentejana do distrito de Évora.
 A primeira vez que por aqui passei foi durante umas ferias de Verão,em 1996, no regresso a casa depois de visitar Évora! Foi apenas de passagem mas lembro-me de ver a pousada e a estátua da Rainha Santa Isabel lá no alto. Depois disso, ainda passamos por Estremoz em 2006 quando vínhamos de regresso de um passeio a Espanha, mas nessa altura foi só para dormir numa das pensões da cidade. Mas só no segundo semestre de 2007 é que vim a conhecer verdadeiramente esta cidade, desde que nos mudamos para cá! Estremoz é conhecida pelas suas jazidas de mármore branco, o chamado Mármore de Estremoz. De fácil acessibilidade, visto que goza de uma localização privilegiada, sendo no "cruzamento" do IP2 que liga Portalegre a Beja, e a N8, que liga Lisboa a Espanha.
Entramos em Estremoz por qualquer uma das quatros portas militares que rompem as muralhas da Cidade: Santo António, Santa Catarina, Currais ou Nossa Senhora dos Mártires e as Portas de Évora ou Porta Falsa.
Ao chegar ao centro de Estremoz é impossível deixar de reparar na bela e enorme praça do Rossio do Marques de Pombal. Mesmo em frente situa-se a Igreja dos Congregados (ao lado da Câmara Municipal),onde pode visitar o Museu de Arte Sacra e subir ao terraço para ter uma vista privilegiada do Rossio. Saindo daqui, percorrendo a praça pelo lado direito ergue-se o Convento das Maltezas ou de S. João da Penitência. Classificado como Monumento Nacional, - em particular o Claustro da Misericórdia - é neste local que está instalado o Centro Ciência Viva de Estremoz. Seguindo sempre, mesmo ao lado do quartel RC3 está a Igreja de S. Francisco.
Pouco mais a frente encontramos um Ex Libris da cidade, o Lago do Gadanha,  foi construído em 1688 para abastecer a vila e regar os campos e hortas circundantes. Totalmente construído em mármore, este imponente lago tem cerca de 40 metros de comprimento e é abastecido por um canal subterrâneo que atravessa todo o Rossio Marquês de Pombal que vem desembocar numa vieira, também em mármore.
Torre de Menagem ou Torre das três coroas do Castelo de Estremoz.

Estátua da Rainha Santa Isabel
Igreja dos Congregados

Passamos o lago, descemos e vamos à descoberta pelas ruas estreitas ate ao Castelo. Podemos contornar as muralhas, subir pela rua direita e chegar as Portas de Santarém ou Porta Oeste, ou optar por subir os degraus e entrar no Castelo pela Porta do Sol ou Frandina. 
Do alto do castelo, junto a torre de Menagem é possível admirar uma estátua da Rainha Santa Isabel e uma bela e vasta paisagem rural em seu redor, de onde se pode avistar os campos e montes alentejanos e mais ao fundo a Serra D´Ossa.

Sem comentários:

Enviar um comentário