A minha cidade natal...e para mim há-de ser sempre a mais bela das cidades!...Também é conhecida como a Cidade Invicta. É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale. É mundialmente conhecida pelo seu vinho e centro histórico foi classificado pela UNESCO como"Património Cultural da Humanidade", em Dezembro de 1996.
Aqui não se pode deixar de visitar e subir a Torre dos Clérigos e desfrutar da fantástica vista, descer depois ate a Praça da Liberdade admirando as belas fachadas ao redor. Daqui podemos seguir ate a Estação de S. Bento, construído no local onde existia o Convento de São Bento de Avé-Maria,e admirar os belos painéis de azulejos do interior. Subir ate à Sé ou descer ate à Ribeira passando pelo Palácio da Bolsa. No interior deste Palácio destaca-se o famoso "Salão Árabe". Pelo caminho encontramos a Igreja de S. Francisco que vale a pena admirar e mesmo em frente encontra-se o Museu da Igreja, no qual se encontra,as catacumbas. Estas são das únicas que podem ser visitadas em Portugal e onde ainda se podem ver gavetões datados de meados do século XIX. Seguindo para a Praça da Ribeira aproveitando para relaxar num dos inúmeros bares e esplanadas com vista para o Douro.
A noite aqui é bastante animada e povoada de gente que procura diversão. Bem perto encontra-se a magnifica Ponte D.Luís com os seus dois tabuleiros e mesmo ao lado o que resta da antiga ponte pênsil... desta restam os pilares e as ruínas da casa da guarda militar que assegurava a ordem e a cobrança de portagens para a sua travessia... pois, já houve portagens nas pontes do Porto...mas no século XIV...
Daqui podemos admirar o que resta das muralhas da cidade e subir pelo elevador dos guindais.
Mas o Porto tem muito mais para ver e admirar...os passeios pela Foz do Douro, os jardins do Palácio de Cristal, o jardim Botânico...e podia estar aqui a escrever sobre as belezas desta cidade durante muito tempo, pois não me canso de a admirar!
Sem comentários:
Enviar um comentário