09/05/2011

Granada

Lá íamos nos, mais uma vez na estrada com as mochilas atrás, há descoberta de novos locais onde pudéssemos apreciar a beleza e a arte das coisas...
A viagem parecia interminável...paisagem árida mas bela, estavam uns 40º dentro e fora do carro...a ideia era ir a Serra Nevada e visitar Alhambra, Património da Humanidade desde 1984...no fim valeu bem a pena!!!
Decidimos ir primeiro a serra. O calor abrasador ia lentamente se transformando numa suave brisa à medida que íamos subindo a Serra...depois de deixarmos o carro, subimos a pé pelos íngremes trilhos da Serra até a paisagem alcançada nos deixar sem fôlego!
Quando descemos já eram bem horas de procurar por um camping onde pudéssemos montar a nossa barraquinha e passar umas horas descansadas...Encontramos um mesmo no meio da Serra, num silencio e numa calma bastante apetecível...
No dia seguinte, já com as baterias recarregadas, seguimos ate Alhambra. Por sorte, encontramos um belo local para deixar o carro fora das zonas pagas, e bem perto da entrada do complexo de La Alhambra...Normalmente, já vamos com ideias pré-concebidas do que nos espera...mas para mim foi uma surpresa toda aquela imensidão de Arte! O calor era quase infernal mas a quantidade de fontes e chafariz espalhados por todo o complexo palaciano ajudou-nos a manter frescos durante toda a visita.

Muito bem pensado por nuestros hermanos e de modo a não haver enchentes dentro do complexo, há um limite de visitantes e o bilhete comprado tem hora de entrada marcada para entrada nos Palácios Nazaries, pelo que a visita tem de ser regulada em função desse horário. La Alhambra é composta por 3 áreas: Alcazaba (área militar de onde se podia controlar a região de granada), os Palácios Nazaríes (onde moravam o sultão e a família) e Generalife (onde se encontram os jardins, hortas e pequenos palácios para entretenimento)
Como em todas as viagens que faço e monumentos que visito, tem de haver sempre qualquer coisa em restauro... Desta vez não foi excepção e no Pátio dos Leões, a famosa fonte não estava lá!!!No centro deste Pátio há (ou havia) uma fonte sustentada por doze leões, cada um simboliza o Sol e dos quais jorra a vida, simbolizam tam­bém as 12 tribos de Israel, os doze signos do Zodíaco e os doze meses. O que nos encontramos foi apenas quatro pequenos cursos de água que partem da fonte e que representam os quatro rios do pa­raíso!! Nada de fonte nem de Leões!!
Os jardins são magníficos e toda a arquitectura em redor...
Vale bem a pena passar uma tarde a visitar Alhambra!
Terminada a visita descemos ate ao centro de Granada para conhecer um pouco a cidade...como tínhamos o carro tão bem estacionado fomos a pé! O caminho ate ao centro é agradável, passando pelo meio de um parque refrescante antes de chegarmos as estreitas e movimentadas ruas da cidade.

Percorremos ruas muito características e estreitas ate chegarmos à Catedral...e aí foi outra surpresa pela enormidade do monumento!!! Impressionante mesmo... a surpresa foi maior talvez por não haver uma praça a frente da catedral (como na maioria das grandes catedrais!) e porque ao percorrer as ruas tão estreitas nunca imaginamos que iríamos encontrar um monumento destas dimensões...mas foi agradável a surpresa!

Sem comentários:

Enviar um comentário