07/06/2011

Paris

Paris
Paris sempre foi uma cidade que eu quis conhecer… Já tínhamos pensado lá ir mas, uma conversa casual com familiares que moram na cidade luz, fez com que tomássemos a decisão mais rapidamente. Estava então decidido, em Agosto iríamos ter com eles a Paris. E assim foi, no mês de Agosto de 2010 apanhámos o avião rumo a Paris! Estava ansiosa por ver a cidade e o que faz dela a “MARAVILHOSA CIDADE LUZ”. Ter alguém que nos ajudasse a perceber como funciona a rede de transportes e a dar indicações de como chegar aos locais mais representativos, foi uma mais-valia nesta nossa viagem.
No dia seguinte, bem cedo, partimos à descoberta de Paris… Comprámos o Paris Visit Pass para 3 dias, assim podíamos andar de metro sempre que necessário e ir aos vários locais emblemáticos durante os dias que estivéssemos na cidade. A primeira saída foi no Hôtel de Ville, que  é a Câmara Municipal de Paris, um edifício lindíssimo, bem perto do Rio Sena. Passando a ponte para pequena ilha chamada Île de la Cité, rodeada pelas águas do rio encontra-se a Catedral Notre Dame. Na catedral existem quase duzentos vitrais, alguns entre os maiores construídos na História. Depois de visitar a Catedral seguimos em direcção ao museu do Louvre… dizem que é preciso um dia inteiro para percorrê-lo, e mesmo assim não dá para observar tudo. Nesse dia não fomos ver o museu, porque as placas como horário e os preços indicavam que às sextas-feiras o museu estava aberto ate as 22h e que depois das 18h o preço do bilhete era reduzido e passaria a custar 6€! Decidimos voltar lá no dia seguinte que era sexta-feira!
Seguimos então caminho pelo jardin des tuileries, um dos jardins mais antigos e importantes de Paris. Está situado entre o Museu e o Carrousel du Louvre, o rio Sena, e Place de la Concorde e é considerado património mundial pela UNESCO. Atravessando o belo e refrescante jardim chegamos à maior praça da capital francesa, uma das mais famosas e palco de importantes acontecimentos da História da França, a Praça do Concorde, onde mais de mil pessoas foram guilhotinadas, incluindo Luís XV e Maria Antonieta.
Arco do Triunfo
A Avenida dos Campo Elísios vista do alto do Arco do Triunfo
Aqui começa a imponente Avenida dos Campos Elísios e ao fundo já se vê o Arco do Triunfo.
Escusado será dizer que percorremos os Campos Elísios ate ao famoso arco, monumento construído em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte. Vale a pena subir lá acima e ver de onde partem as doze principais avenidas da cidade.
Apanhamos novamente o metro até Montmartre, descobrindo um bairro típico situado numa colina com ruas apinhadas de vendedores ambulantes e turistas. No alto da colina situa-se a Basílica de Sacré Cœur. Subimos de elevador até à Basílica do Sagrado Coração, ali a vista sobre Paris é magnífica.
Á noite fomos até à popular zona da Bastilha que oferece uma grande variedade de bares e esplanadas.
Les Invalides

Ponte Alexandre III com a Torre Eiffel ao fundo
Museu d'Orsay
No dia seguinte o objectivo era a Torre Eiffel, um dos símbolos de Paris e o Museu do Louvre. Saímos na estação perto do Arco do Triunfo e percorremos uma das avenidas até ao Rio Sena, passando pelo Museu d’Orsay com uma fachada lindíssima. Passando uma das mais belas pontes sobre o rio, a ponte Alexandre III avista-se a cúpula dourada de Hôtel des Invalides.
Trocadero ao fundo

Vista do segundo andar da torre Eiffel
 


Era aqui que viviam os ex-combatentes de guerras e é lá que estão depositados os restos mortais de Napoleão Bonaparte. Todo o monumento é impressionante. Daqui seguimos para a Torre Eiffel.  
Subimos ao segundo andar (120m) pelas escadas pois a fila para o elevador era assustadora… subir os degraus ate ao primeiro andar deixa-nos de rastos mas a vista dá-nos vontade e força para subir ao segundo! Já ao terceiro é que era preciso coragem e não ter medo de alturas, como eu! Por isso ficamos pelo segundo… Quando descemos estendemo-nos na relva do jardim do Trocadero para o merecido descanso. Depois disso seguimos para o Louvre, às 18h queríamos lá estar, para aproveitarmos ao máximo a visita ao museu.
Museu do Louvre
A entrada do museu é pela pirâmide.
O museu abrange oito mil anos de cultura e civilização Oriental e Ocidental, é enorme e tem variadas colecções da Grécia e do Egipto; pinturas francesas e italianas, esculturas renascentistas, mobílias medievais… e o mais famoso quadro que todos querem ver: a Mona Lisa!
Saímos do museu já passava das 22h, e com a sensação que ficou muito para ver. E dirigimo-nos de novo à Torre Eiffel, só pelo prazer de a ver toda iluminada.



Ópera 
Andamos mais um dia por Paris visitando os Jardins du Luxemburg, o Panteão, a Ópera com uma arquitectura linda, também conhecida por causa do Fantasma da Ópera.
Para completar o dia parisiense fizemos uma caminhada pelas praias na margem do rio Sena. São simplesmente canteiros de areia onde as crianças brincam e fazem castelinhos enquanto adultos ficam nas cadeiras a apanhar sol. Têm até zonas com chuveiros para se refrescarem.
Panteão




Do outro lado do rio a fachada impressionante do Palácio de Conciergiere que hoje é o Palácio da Justiça, mas já foi presídio. Foi onde Maria Antonieta passou os últimos dias de vida.
Arco de La Defense
Visitamos também a moderna zona de La Defense. Onde a principal atracção é o arco de La Défense, um cubo oco de 112 metros de altura coberto de mármore branco e aberto no centro, apoiado por 12 pilares de 30 metros cada, simboliza uma janela aberta ao mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário